Curso básico de astrologia vol 2 pdf
curso basico de astrologia

SUMÁRIO
Capa – Orelha e Contracapa
Relação dos Horóscopos ................................................................................. 10
Introdução ....................................................................................................... 11
Prefácio ........................................................................................................... 13
Parte I
Lição 1: Regras gerais, abreviaturas, meios necessários ................................ 15
Meios de referência básica para levantar um horóscopo 17 Observações a
respeito de longitude e latitude 17 Observações sobre o tempo 18
Conversão da hora padrão 20 Conversão de distância em tempo 20 Mapa
de zonas horárias 21
Lição 2: Fórmulas — efemérides para meio-dia — oeste de Greenwich 23
Fórmula 1: Determinação das Casas para nascimento AM 23 Fórmula 2:
Determinação das posições dos planetas 27 Fórmula 3: Correção das
posições planetárias 29 Tábua de Logaritmos 30 Fórmula 4: Determinação
das Casas para nascimento PM 37 Fórmula 5: Quando LMT e GMT são
AM 38
Lição 3: Fórmulas para efemérides para meio-dia — outros locais ... 41
Fórmula 6: Cálculos para leste de Greenwich 41 Fórmula 7: Cálculos para
sul do equador 44 Fórmula 8: Cálculos simples e rápidos 47
Lição 4: Fórmulas — efemérides para meia-noite e horas de nascimento
desconhecidas ...........................................................................................51
Fórmula 9: Cálculos para meia-noite — mapa AM 51 Fórmula 10:
Cálculos para meia-noite — mapa PM 52 Fórmula 11: Cálculos para meianoite
— mapa PM 54 Explicação das fórmulas 9, 10 e 11 55 Determinação
do GMT e Log Constante e correção dos planetas 56 Fórmula 12: Cálculo
rápido e fácil para meia-noite 57 E se a hora de nascimento for
desconhecida? 59 Questionário da Parte 1 — Cálculos 62
Parte II
Introdução: Etapas para aperfeiçoar o delineamento .....................................63
Lição 5: Destaques — Ausência de elemento, ausência de qualidade,
ausência de ênfase por Casa e planetas sem aspectos ..............................65
A ausência de um elemento no horóscopo 65 A ausência de uma qualidade
no horóscopo 70 A ausência de ênfase nas Casas 72 O planeta sem
aspectos 75
Lição 6: Destaques — continuação: Ausência de um aspecto específico,
configurações e marca foral ......................................................................87
Ausência de algum aspecto especifico 87 Configurações 94 A grande cruz
94 A quadratura T 95 O Stellium 98 O yod 98 O grande trígono 100
Marca final 104 A submarca 107
Lição 7: Planetas retrógrados .......................................................................109
Lição 8: Casas e signos interceptados...........................................................117
Signos interceptados 118 Casas interceptadas 120
Lição 9: Recepção mútua, dispositor final, regente do mapa, planeta em alto
foco ............................................................................................................124
O regente do mapa ..................................................................................127
Lição 10: Padrões de mapas .........................................................................130
Lição 11: A visão geral do mapa .................................................................138
Lição 12: Decanatos e Duades .....................................................................142
Lição 13: Os nodos lunares ..........................................................................146
Lição 14: Delineamento das cúspides das Casas .........................................150
Áries nas cúspides das Casas 151 Touro nas cúspides das Casas 156
Gêmeos nas cúspides das Casas 160 Câncer nas cúspides das Casas 163
Leão nas cúspides das Casas 167 Virgem nas cúspides das Casas 171
Libra nas cúspides das Casas 174 Escorpião nas cúspides das Casas 178
Sagitário nas cúspides das Casas 182 Capricórnio nas cúspides nas Casas
185 Aquário nas cúspides das Casas 189 Peixes nas cúspides das Casas
194 Como delinear as cúspides das Casas 198
Lição 15: Aspectos ao Ascendente e ao Meio-do-Céu ................................200
Questionário da Parte II ....................................................................... 222
Parte III
Introdução — Etapas para uma compreensão mais aprofundada ................223
Lição 16: Planetas de aparição oriental, eclipse pré-natal, o vértice ...........225
Planetas de aparição oriental 225 Eclipses 226 Tábua de eclipses 227
O ponto vértice 231
Lição 17: Partes arábicas ...........................................................................233
Lição: 18: Estrelas fixas e graus críticos .....................................................238
Estrelas fixas 238 Estrelas fixas importantes 240 Graus críticos 241
Lição 19: A Terra .........................................................................................243
Uso da posição da Terra no horóscopo natal 243
Lição 20: Etapas do delineamento ...............................................................245
Apêndice.........................................................................................................248
Cálculos do horóscopo — Parte 1 (Disney) 248 (Fawcett) 250
Respostas ao questionário n° 1 252 Resposta à recapitulação — lição 7 253
Resposta à recapitulação — lição 8 253 Resposta à recapitulação — lição 9
254 Resposta à recapitulação — lição 10 255 Resposta à recapitulação —
lição 11 256 Resposta à recapitulação — lição 12 258 Resposta à
recapitulação — lição 13 259 Resposta à recapitulação — lição 14 259
Resposta à recapitulação — lição 15 260 Resposta ao questionário — Parte
II 261 Resposta à recapitulação — lição 16 261 Resposta à recapitulação
— lição 17 — Cálculo da parte da fortuna e do espírito 262 Resposta à
recapitulação — lição 18 263
Conheça as Autoras .......................................................................................265

Introdução
A astrologia, como qualquer outro conjunto sistemático de conhecimento,
deveria ser ensinada pelo professor e aprendida pelo aluno de uma forma
lógica e sistemática. Apesar de o mercado atual oferecer muitos livros sobre
astrologia, bem poucos poderiam ser denominados livros de texto, no sentido
em que são usados pelos colégios e universidades como base de um
curriculum sistemático. Um número ainda menor apresenta lições de casa e
testes. Esta série de livros atende muitíssimo bem a essa necessidade.
Através dos anos, tenho tido a oportunidade de observar em ação as
autoras deste livro, observar suas classes e ver por mim mesmo a rapidez
com que seus alunos dominam o material astrológico apresentado nesta série
de livros. Sei que o seu método de apresentação desse material funciona
porque eu mesmo já dei aulas aos alunos delas. Nos meus próprios cursos, os
alunos de March-McEvers se destacavam e eram superiores. É mais fácil
ensinar a eles, que já têm uma base sólida e dominam os fundamentos. O
material apresentado nesta série de volumes é seu segredo do ensino bemsucedido
— não necessariamente o material básico, que pode ser encontrado
em muitos outros livros, mas o método, a forma e a seqüência em que é
ensinado. O seu verdadeiro segredo é a maneira de envolver o aluno no
processo de aprendizagem. Não basta que o aluno preste atenção e tome
notas. Precisa haver um envolvimento pessoal, através de lições de casa e
testes bem-elaborados, para que o conhecimento apresentado seja realmente
aprendido e compreendido.
Neste volume, destacam-se principalmente as lições sobre "Aspectos ao
Ascendente e ao Meio-do-Céu" e "Delineamento das Cúspides das Casas".
São exposições peculiares, no sentido de que o material apresentado é novo
e original, baseado na observação pessoal, feito pelas autoras, de pessoas
reais no processo de vivenciar os seus horóscopos. Embora praticamente
todo professor de astrologia básica tenha seu próprio sistema de ensinar os
cálculos para a montagem do mapa, o método aqui apresentado pode ser
facilmente adaptado a qualquer sistema de ensino dessa parte fundamental
da astrologia básica. Também me impressionou particularmente a forma como
as autoras colocaram os vários componentes do delineamento do mapa em
perspectiva adequada — sua maneira de colocar as coisas mais importantes em
primeiro lugar.
Sir Isaac Newton disse: "Ser capaz de dizer que ele (ou ela) foi meu aluno, ser
capaz de sustentar nos ombros o peso de um aluno que seja, e que talvez
enxergue um pouco mais longe do que você, deveria ser a meta de todos os
professores." Marion March e Joan McEvers aceitaram de bom grado essa carga
e, ao fazê-lo, deram-nos uma série de livros de texto sobre astrologia de
qualidade superior, com a qual todos só têm a aprender e lucrar.
Robert Carl Jansky
Van Nuys, Califórnia