Curso basico de astrologia pdf vol 1
SumárioCapa – Orelhas – ContracapaIntrodução: Barbara H. Watters ..................................................................... 11Prefácio .......................................................................................................... 13PARTE ILição 1: Introdução ........................................................................................ 15O que é Astrologia? 15 O que é um horóscopo? 16 Figura 1: O alfabeto doastrólogo 17 A Roda natural ou plana 18 Os Elementos 19 As Qualidades 19Figura 2: Roda natural ou plana 20 Regências 21 As Casas 22 Resumo 23Lição 2: Os signos .......................................................................................... 24Introdução 24 Os signos 24 Regência planetária dupla dos signos 30Questionários 30Lição 3: Os planetas........................................................................................ 33Introdução 33 Os planetas 34 Os Nodos da Lua 39 Figura 3: Tabela dedignidades 40 Dignidades 40 Questionário 40Lição 4: As casas ............................................................................................ 42Interpretação do significado das Casas 42 As Casas 43 Figura 4: Roda deCasas 47 Casas derivadas 48 Divisão das Casas por elemento 48 Divisão dasCasas por qualidade 49 Os meridianos 50 Figura 5: Dia e noite 51 Figura 6:Levante e poente 51 Questionário 52 Breve comentário antes deprosseguirmos 52Lição 5: Como delinear um mapa ................................................................... 53Introdução 53 O uso das palavras-chave no delineamento 53 Delineamento deum horóscopo modelo 55 Figura 7: Horóscopo de Franklin Delano Roosevelt56 Questionário 59Lição 6: Os aspectos ....................................................................................... 60Introdução 60 Figura 8: Tabela de aspectos 61 Conjunção 63 Quadratura 64Oposição 65 Trígono 66 Quincúncio 67 Sextil 68 Regras gerais e roteiro paraaspectação 68 Compreensão do significado básico dos aspectos 70 Figura 9:Os aspectos 72Lição 7: Aspectação ....................................................................................... 75Aspectação do horóscopo 75 Figura 10: Horóscopo de Franklin DelanoRoosevelt 77 Resumo das lições 6 e 7 78 Figura 11: Horóscopo de JudyGarland 79PARTE IIIntrodução .......................................................................................................81Lição 8: O Sol .................................................................................................83Alguns comentários gerais sobre esta lição 83 Apanhado geral do Horóscopode Judy Garland 83 O Sol nos signos 84 O Sol nas Casas 89 O Sol emaspecto 94 Conjunções 94 Quadraturas e oposições 96 Trígonos e sextis 99Quincúncios 102Lição 9: A Lua ...............................................................................................104Alguns comentários gerais sobre esta lição 104 A Lua nos signos 104 A Luanas Casas 116 A Lua em aspecto 121 Conjunções 121 Quadraturas eoposições 123 Trígonos e sextis 126 Quincúncios 128Lição 10: Mercúrio .......................................................................................131Alguns comentários 131 Mercúrio nos signos 131 Mercúrio nas Casas 137Mercúrio em aspecto 142 Conjunções 142 Quadraturas e oposições 144Trígonos e sextis 146 Quincúncios 148Lição 11: Vênus..............................................................................................151Algumas sugestões 151 Vênus nos signos 151 Vênus nas Casas 157 Vênusem aspecto 161 Conjunções 161 Quadraturas e oposições 163 Trígonos esextis 165 Quincúncios 167Lição 12: Marte .............................................................................................170Alguns comentários gerais 170 Marte nos signos 170 Marte nas Casas 175Marte em aspecto 179 Conjunções 180 Quadraturas e oposições 181 Trígonose sextis 183 Quincúncios 185Lição 13: Júpiter ...........................................................................................187Comentários importantes 187 Júpiter nos signos 188 Júpiter nas Casas 193Júpiter em aspecto 197 Conjunções 197 Quadraturas e oposições 198Trígonos e sextis 200 Quincúncios 201Lição 14: Saturno ..........................................................................................203Comentários importantes 203 Saturno nos signos 203 Saturno nas Casas 209Saturno em aspecto 214 Conjunções 215 Quadraturas e oposições 216Trígonos e sextis 217 Quincúncios 218Lição 15: Urano ............................................................................................220Alguns comentários gerais 220 Urano nos signos 221 Urano nas Casas 226Urano em aspecto 231 Conjunções 231 Quadraturas e oposições 232Trígonos e sextis 232 Quincúncios 233Lição 16: Netuno ...........................................................................................234Mais comentários importantes 234 Algumas observações gerais sobreNetuno 234 Netuno nos signos 235 Netuno nas Casas 241 Netuno em aspecto245 Conjunção 245 Quadratura 246 Sextil 246Lição 17: Plutão ................................................................................ 247Comentários gerais 247 Plutão nos signos 248 Plutão nas Casas 253 Resumo258 Figura 12: Horóscopo de Muhammad Ali 259Apêndice ........................................................................................................ 260Lição 1: Questionário 1 260 Figura 13: Roda natural ou plana 261 Lição 2:Questionário 2 262 Lição 3: Questionário 3 263 Lição 4: Questionário 4 263Lição 5: Questionário 5 264 Figura 14: Horóscopo de Franklin DelanoRoosevelt 265 Figura 15: Horóscopo de Judy Garland 267 Lição 8: O Sol 268Lição 9: a Lua 269 Lição 10: Mercúrio 270 Lição 11: Vênus 271 Lição 12:Marte 272 Lição 13: Júpiter 273 Lição 14: Saturno 274 Lição 15: Urano 275Lição 16: Netuno 276 Lição 17: Plutão 277 Figura 16: Horóscopo de MarionMarch 278 Figura 17: Horóscopo de Joan McEvers 279
Introdução
A astrologia é tão profunda e diversificada que ensiná-la torna-se uma arte
complexa. Muitos professores esmorecem diante das dificuldades e terminam
por repetir tradições e métodos estereotipados que chegaram até nós vindos de
épocas muito diferentes e muito antigas.
Não é o caso de Marion March e Joan McEvers. Este livro é o resultado de
vários anos de experiência, prestando especial atenção às necessidades do
principiante, que não são de forma alguma iguais às do principiante num estudo
mais convencional e menos controvertido. Cada lição é cuidadosamente
elaborada, terminando com um questionário, para garantir que o aluno
realmente entenda a matéria coberta. (Muitos textos tendem a tratar do assunto
de maneira rápida e muito superficial.) Assim, esse livro deve ser vantajoso para
quem mora em lugares distantes ou para quem não consegue encontrar um
professor e precisa, portanto, aprender nos livros.
Uma característica inusitada do método March-McEvers é que o ensino do
levantamento do mapa é adiado até o aluno aprender os rudimentos da
interpretação. Como as autoras explicam, é muito comum o aluno levantar o
mapa de todo o mundo que conhece e não usar nem um pouco de modéstia na
interpretação, antes de aprender os significados dos signos, dos planetas e dos
aspectos. E é fato que o principiante tem a tendência de se aproximar do
desastre, muitas vezes com lamentáveis conseqüências psicológicas.
Não há assunto que exija mais tolerância e paciência de quem Lida com ele
do que a astrologia. Este livro é um passo à frente porque se empenha em
desenvolver essas difíceis virtudes desde o começo.
Barbara H. Waters
Washington, D. C.
Julho de 1976
0 Comentários