Portanto, a ação retrógrada, que exige uma observação do interior, não
se manifesta, a não ser muito tempo depois da infância. A essa altura, entram em
cena tantos outros fatores que é difícil apontar a ação retrógrada como malfeitora ou benfeitora.

O movimento de Plutão retrógrado dura cerca de cinco meses por ano, mais ou menos, é assustador, mas como eu disse, sua influência é mais tardia, e nesse período fica a oportunidade de reavaliar tudo que é regido por esse planeta, ou seja, sexo, religião, morte, transformações e renovações. 

Plutão retrógrado também traz assuntos do passado, principalmente aqueles inacabados, também é um período de atrasos de enganos. Relacionamentos terminados nesse momento com certeza serão reconsiderados quando Plutão "voltar" - As aspas aqui é para você se lembrar que o movimento retrógrado é apenas aparente e não real- ao seu movimento normal.

Plutão retrógrado em trânsito

Dura em torno de 5 a 6 meses

Com um efeito muito demorado, esse trânsito de Plutão retrógrado nos traz à tona os problemas do nosso subconsciente, neste período, nosso lado sombra se manifesta e temos a oportunidade de lidarmos com tudo aquilo que escondemos dos outros e até de nós mesmos.

É um tempo de cura, onde se você negar seus problemas psicológicos só terá mais problemas. Aconselho sempre a procurar um psicólogo ou terapeuta durante os trânsitos de Netuno e Plutão retrógrado caso você ache que precise. Neste período você está muito conturbado pelo seu lado sombra para tentar resolver sozinho.

O orgulho se agrava nesse transito também, o que dificulta que você peça ajuda e se abra mais com os outros. Nesse transito, descobrir como lidar com a sua intensidade, com seus desejos e a como lidar com os assuntos plutonianos são fundamentais. A morte, o sexo, a renovação, o fim de ciclos e a transformação são assuntos evidentes na retrogradação.